sexta-feira, abril 28, 2006

Aniversários...






Esse mês teve um montão de aniversários... começou pelo niver da Tia Ana Célis e terminou com o da Tia Lúcia... e entre isso teve Andressa, Cristiano, Gabriela, Jorge, Camila, Priscila, Andrezim, Kelcia, Aracelle e tantos outros que nao me lembro agora... e a minha homenagem especial para os meus queridos Jorge, Lucia e Andressa, três pessoas que eu aprendi amar muito e levá-las sempre junto de meu coração. Eu até queria colocar um video aqui, mas nao consegui, então fica o texto de Edson Marques e quem quiser visualizar o vídeo: http://www.camilabossolan.com.br/mude.htm

MUDE
por Edson Marques

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Mude de caminho, ande por outras ruas, observando os lugares por onde você passa. Veja o mundo de outras perspectivas. Descubra novos horizontes. Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. Busque novos amigos, tente novos amores. Faça novas relações. Experimente a gostosura da surpresa. Troque esse monte de medo por um pouco de vida. Ame muito, cada vez mais, e de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, de atitude.

Mude. Dê uma chance ao inesperado. Abrace a gostosura da Surpresa.
Sonhe só o sonho certo e realize-o todo dia.
Lembre-se de que a Vida é uma só, e decida-se por arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais prazeroso, mais digno, mais humano. Abra seu coração de dentro para fora.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Exagere na criatividade. E aproveite para fazer uma viagem longa, se possível sem destino. Experimente coisas diferentes, troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você conhecerá coisas melhores e coisas piores, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, a energia, o entusiasmo. Só o que está morto não muda !


Um grande xerooo a todos, bom final de mês, bom final de semana. Aproveitem o texto e reflitam. Aceite essa idéia e MUDE!

[nas fotos eu, andressa e luciano; eu e jorge]

quarta-feira, abril 26, 2006

nada na vida é por acaso???

faz uns diazinhos que estou refletindo sobre os "acasos" da vida. Eu não acredito que algo que nos acontece seja por acaso, mas partindo disso vem uma interrogação, se não é por acaso, qual o motivo então? Porque pessoas de vários lugares, com vidas totalmente diferentes se encontram num determinado lugar e criam laços de amizades tão fraternos como se fossem irmãos? Por que certas pessoas encontramos e logo se separam de nós e nos deixam com a sensação de que nos foi arracando algo? Por que algumas vezes fazemos coisas que nunca nos imaginaríamos fazendo, o que nos leva a cursar administração ao invés de farmácia?
Dizem que cada um de nós tem uma missão na vida e cabe a nós descobrí-la e cumprí-la a contento, mas como é que se descobre essa missão? Alguém já descobriu a sua?
Se começarmos a analisar algumas situações, a gente pode até ficar doido no final, mas talvez possamos encontrar uma resposta. Certa vez eu me perguntava, porque dentre tantas pessoas nessa cidade e tantos universitários, eu e Jorge ficamos tão íntimos, tão amigos, às vezes tenho a sensação de que somos da mesma família, inclusive. temos uma relação que acho não ter nem com a minha irmã Andreia. Outra vez me perguntei pq eu conheci o Alfredo e vivi minha história com ele, foi tão curta, mas muito intensa. No início da nossa separação, eu ficava me questionando e perguntando a Deus se eu tinha que ter passado por aquilo. Se eu não o tivesse conhecido, nem tampouco me envolvido com ele, eu não teria sofrido [ não seria bem mais fácil assim?]
Aí agora eu conheci um monte de pessoas que cada dia que passa me ensinam coisas que nunca imaginei fazer, realizar e ao mesmo tempo me sentir tão bem, com uma sensação tão boa. Conversar na hora do almoço com a dona Creo é tão enriquecedor, tão encantador ela e suas histórias, suas vivências e se pudéssemos isso seria por horas e horas, mas só foi possível nosso encontro acontecer graças ao Dinho, ao meu namoro com o João e ao meu apego pela família dele. O amor que sinto por João Paulo é algo tão maternal, que não consigo explicar, às vezes sinto até medo. A minha vivência com a Lúcia então nem se fala. Conhecer a Maria da Paz foi algo muito diferente na minha vida. E uma coisa vai criando vínculos com a outra e é como se fosse teias que vão se unindo e ligando a uma imensidão de situações que quando vamos procurar a origem de tudo já estamos perdidos.
é, acho que por hje já foi um monte de baboseiras... um grande xerooo

xerooo especial a Sammm, que parece ser a única que me visita.

terça-feira, abril 25, 2006

queda de energia...

o dia ontem tava típico, escrevi um leriado considerável para postar aqui e na horinha de publicar... pluuuuuuuuuuuu: falta energia. é mole?!
mas o que eu lembro é que mandei um xeroo e felicitações para Dessinha [minha irmã], Camila e Cristiano pelo aniversário deles.
E mandei um xerooo especial para Sammmmmmmmm que parece ser a única que lê minhas popísticas.

quinta-feira, abril 20, 2006

véspera...


oi galera...
amanhã é feriado, vcs sabiam?! agora pense num tédio hoje... aff... tô para não guentar e para melhorar, o clima tá frio e bem convidativo pra gente ficar em casa, deitadinha na cama só curtindo a tarde, me bateu um soooooooono logo quando cheguei por aqui, mas é assim mesmo e a vida continua. Vou locar uns filmes pro findi e amanhã a mãe tem pós-graduação e a popózinha tem trabalho, mas tem diversão também... almoço no tio adriano [criação do ziraldo], andréia chegando de Araguaína [confusão!], lembrancinhas para as crianças do Jésus [trabalho!], filmes [diversão] e o que mais vier pela frente.

Mas tem uma coisa encasquetando a minha cabeça, porque amanhã 21 é feriado e dia 22 não é?! A inconfidência mineira foi mais importante que o "descobrimento" do Brasil [sabiam que o Brasil tinha uma colcha de retalhos enorme cobrindo ele e o Cabral [eita Cabral quentchura], veio e tirou???]??? sendo assim poderiam extinguir os feriados de fundação das cidades, não são os dois dias a mesma proporção de importância? O povo inventa cada coisa... eu hein...
Eu lembro que na época que eu estudava o primário, era tanto feriado e todo mundo sabia de tudo, sabia inclusive o dia do carteiro, dia da indústria, dia do aniversário da diretora [ops! esse nao é relevante], sim sabia de um montão de feriado e a "importância" deles, hoje em dia o povo só sabe que não vai precisar trabalhar.. .aff

mas é assim mesmo e a vida continua... se eu não aparecer por aqui pelo find... bom find pra vcs que lerem isso... um xerooo no cangote de todos.

e depois eu coloco um comentário sobre algum filme que eu assisti.


[na foto eu e o júpiter]

quarta-feira, abril 19, 2006

índio fazer barulho...uuuuuuhhhhhhhh

19 de abril - dia do indio

Bem galera, hoje é dia dos Indiozinhos e como eu trabalho na funai nao podia deixar passar em branco, né. Eu até tenho uma foto de indiazinha que tirei lá na Serra dos Carajás [eu não conseguia encontrar, mas o fernando borrachudo me mandou]

O movimento aqui tá tranquiiiiiiiilo, alguns servidores viajando para Conferência Nacional, uns indiozinhos lá em Brasília, outros em São Luis, outros na Aldeia e uns por aqui vendendo artesanato.
Mas o mais engraçado de hoje é pq o ano tem 365 dias e só hoje o povo lembra dos índiozinhos, que um dia eles foram os "donos desta terra chamanda Brasil", que os bixim vivem em situação de miséria, pobreza, muitas vezes não tem acesso nem a saúde e nem a educação e isso e aquilo outro, que a gente até começa a ficar com pena. É só no dia de hoje que os políticos lembram que estão fazendo "ações" em beneficios das comunidades indigenas. Aí aparece a FUNASA e diz que tem médico, dentista, enfermeiro, medicamento, transporte e isso e aquilo outro na Aldeia, que os indios são bem tratados [a gente até começa a pensar que o tratamento lá é VIP, pelo que escutei hj pela tv, às vezes dá a impressão que nem o presidente da república tenha esse atendimento maravilhoso].
Depois vem um povo e diz que índio é preguiçoso, é fedorento, é encrenqueiro, não gosta de trabalhar, tem vida mansa, só pega em dinheiro para gastar com cachaça, tem muitos direitos e não tem deveres, indio não pode querer morar na cidade, já que ele quer preservar a cultura e isso e aquilo mais. Só que quando a gente pensa assim, a gente esquece que existe branco pior que índio. Que independente de ser índio ou não, acho que ele é primeiro ser humano e todo ser humano está sujeito a possuir todas as características inerentes do homem: ser trabalhador, preguiçoso, mentiroso, honesto, humilde, orgulhoso, caridoso, avarento... e por aí vai.
Eu às vezes penso, e talvez possa até estar errada, mas eu acho que não se pode distinguir as pessoas, não porque é uma forma de preconceito, mas eu penso que se dizem os estudos que somos feitos do mesmo material, porque um haveria de ser melhor ou pior, porque um índio não poderia ser preguiçoso e um branco poderia? Porque pelo fato de uma portar algum tipo de deficiência, ela teria que ser "especial"?
A sociedade muitas vezes criam algumas denominações, dizendo que é uma forma de incluir as pessoas quando na verdade estão excluindo, tornando-as "especiais".
É muito fácil eu falar mal de índio, se eu não estou vivendo a miséria lá dentro da aldeia, vendo meu filho doente, vendo que não tenho o que comer, ficando no sol colhendo plantação para poder me alimentar, vendo o branco prostituir minha filha e incentivando o meu filho a ser bandido, traficante. É muito bonitinho eu dizer que índio não presta, aí aparece um branco lá e oferece pro indiozinho R$ 20,00 + uns agradozinhos em troca de uma folhinha de maconha. O índio vive no meio do mato, não pode ter o direito de se vislumbrar com a modernidade da cidade.
E acho que por hj é só... senão me empolgo e escrevo asneiras demais.

Um grande xerooo e até mais

quinta-feira, abril 13, 2006

quinta-feira santa...

boaaaaaaaaaa galera... hj quinta feira santa, to sem trabalhar [ôôô moleza], mas se bem que pra mim e pra Sam não faz taaaaaaaanta diferença assim, mas tudo bem. A minha unica incubencia de hj é ir ao banco e de resto nao sei mais o que vou fazer. Sei que vou ver o Jorge e familia [cris, isis, gil] e a lúcia também. mas o resto eu não sei. Ah! vou tentar ver meu filhinho hj, que já ta batendo saudade.
Por enquanto nao sei pra que esse blog vai ser voltado, mas enquanto eu me decido, vou deixar hj uma música que está pertubando a minha cabeça tem dois dias... um grande xerooo a todos e até a próxima.

Kelly Clarkson - Because Of You (tradução)

Por Causa de Você
Eu não farei os mesmos erros que você fez
Eu mesma não me deixarei causar tanto sofrimento ao meu coração
Eu não vou me arruinar do jeito que você fez
Você caiu tão forte
Eu aprendi a maneira díficil, para nunca deixar isso ir tão long

Por sua causa
Eu nunca vaguei muito longe da calçada
Por causa de você
Eu aprendi a jogar do lado seguro
Assim eu não me machuco
Por sua causa
Eu acho difícil confiar
Não só em mim, mas todos na minha volta

Por sua causa
Eu estou com medo
Eu perdi meu caminho
E não não levará muito tempo até você apontar isso
Eu não posso chorar
Porque eu sei que isso é fraqueza nos seus olhos
Eu sou forçada a fingir um sorriso, uma risada
Todos os dias da minha vida
Meu coração não pode quebrar
Quando não estava igualmente inteiro para começar

Por sua causa
Eu nunca vaguei muito longe da calçada
Eu assisti você morrer
Eu ouvi você chorar
Toda noite no seu sono
Eu era tão jovem
Você deveria saber melhor do que se apoiar sobre mim
Você nunca pensou em outras pessoas
Você só viu sua dor
E agora eu choro
No meio da noite
Sobre a mesma maldita coisa
Eu tentei o meu melhor apenas para esquecer tudo
Por sua causa
Eu não sei como deixar alguém se aproximar
Por sua causa
Eu estou envergonhada da minha vida porque ela está vazia
Por sua causa
Eu estou com medo

quarta-feira, abril 12, 2006

encetando....

bem... pra quem não me conhece eu sou a Popó, e pra quem me conhece, oi galera!... no decorrer do blog vocês vão descobrindo meu jeito, minhas idéias e as loucuras anormalizadas que passam pela minha cabeça. Esse blog é uma iniciativa da Sammmmmmmmm, minha estagiária-mor, minha miguxa preferida aqui da funai. Um grande xerooo a todos!