índio fazer barulho...uuuuuuhhhhhhhh
19 de abril - dia do indio
Bem galera, hoje é dia dos Indiozinhos e como eu trabalho na funai nao podia deixar passar em branco, né. Eu até tenho uma foto de indiazinha que tirei lá na Serra dos Carajás [eu não conseguia encontrar, mas o fernando borrachudo me mandou]
O movimento aqui tá tranquiiiiiiiilo, alguns servidores viajando para Conferência Nacional, uns indiozinhos lá em Brasília, outros em São Luis, outros na Aldeia e uns por aqui vendendo artesanato.
Mas o mais engraçado de hoje é pq o ano tem 365 dias e só hoje o povo lembra dos índiozinhos, que um dia eles foram os "donos desta terra chamanda Brasil", que os bixim vivem em situação de miséria, pobreza, muitas vezes não tem acesso nem a saúde e nem a educação e isso e aquilo outro, que a gente até começa a ficar com pena. É só no dia de hoje que os políticos lembram que estão fazendo "ações" em beneficios das comunidades indigenas. Aí aparece a FUNASA e diz que tem médico, dentista, enfermeiro, medicamento, transporte e isso e aquilo outro na Aldeia, que os indios são bem tratados [a gente até começa a pensar que o tratamento lá é VIP, pelo que escutei hj pela tv, às vezes dá a impressão que nem o presidente da república tenha esse atendimento maravilhoso].
Depois vem um povo e diz que índio é preguiçoso, é fedorento, é encrenqueiro, não gosta de trabalhar, tem vida mansa, só pega em dinheiro para gastar com cachaça, tem muitos direitos e não tem deveres, indio não pode querer morar na cidade, já que ele quer preservar a cultura e isso e aquilo mais. Só que quando a gente pensa assim, a gente esquece que existe branco pior que índio. Que independente de ser índio ou não, acho que ele é primeiro ser humano e todo ser humano está sujeito a possuir todas as características inerentes do homem: ser trabalhador, preguiçoso, mentiroso, honesto, humilde, orgulhoso, caridoso, avarento... e por aí vai.
Eu às vezes penso, e talvez possa até estar errada, mas eu acho que não se pode distinguir as pessoas, não porque é uma forma de preconceito, mas eu penso que se dizem os estudos que somos feitos do mesmo material, porque um haveria de ser melhor ou pior, porque um índio não poderia ser preguiçoso e um branco poderia? Porque pelo fato de uma portar algum tipo de deficiência, ela teria que ser "especial"?
A sociedade muitas vezes criam algumas denominações, dizendo que é uma forma de incluir as pessoas quando na verdade estão excluindo, tornando-as "especiais".
É muito fácil eu falar mal de índio, se eu não estou vivendo a miséria lá dentro da aldeia, vendo meu filho doente, vendo que não tenho o que comer, ficando no sol colhendo plantação para poder me alimentar, vendo o branco prostituir minha filha e incentivando o meu filho a ser bandido, traficante. É muito bonitinho eu dizer que índio não presta, aí aparece um branco lá e oferece pro indiozinho R$ 20,00 + uns agradozinhos em troca de uma folhinha de maconha. O índio vive no meio do mato, não pode ter o direito de se vislumbrar com a modernidade da cidade.
E acho que por hj é só... senão me empolgo e escrevo asneiras demais.
Um grande xerooo e até mais
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial